sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Culinária do Sul

Sagu


Na Ásia (Extremo Oriente), o sagu é feito a partir de fécula que pode ser extraída de várias espécies de palmeiras chamadas popularmente saguzeiros, especialmente a Metroxylon sagu e a Cycas revoluta, e que é utilizada como alimento básico. No interior do tronco dessas plantas encontra-se um amido que após processado torna-se alimento. Os saguzeiros crescem rapidamente nas planícies, e pântanos de água doce das regiões tropicais – aproximadamente 1,5 metro por ano.
A explicação mais provável sobre o nome se dá pelo fato dos navegadores portugueses conhecerem a Ásia e consequentemente o sagu do saguzeiro. Quando viram a goma que os índios brasileiros extraiam da mandioca, conhecida por tapioca associaram ao amido extraído do saguzeiro da Ásia.
No Brasil, o sagu é feito de mandioca, tubérculo conhecido também por aipim ou macaxeira. O sagu, portanto, é um subproduto da moagem do tubérculo para a confecção da farinha.
Para você compreender melhor, a fécula que se transforma em sagu é a parte mais fina (pó) resultante da moagem da mandioca para o fabrico da farinha de mandioca.
O sagu é conhecido em todo o território brasileiro e muito apreciado na culinária.
As receitas doces são as principais, servido como sobremesa com ingredientes variados como suco de uva, suco de laranja, suco de abacaxi, leite, leite de coco e temperado com especiarias e também ervas aromáticas.

Receita:
Ingredientes
2 xícaras de sagu
4 xícaras de vinho tinto
Açúcar a gosto
6 xícaras de água

MODO DE PREPARO
Coloque o sagu em uma travessa com a água e deixe de molho por 15 minutos
Depois escorra a água do sagu e o coloque para ferver por uns 10 a 15 minutos só com água, sempre mexendo.
Dado estes 15 minutos ou assim que algumas bolinhas começarem a ficar transparentes, despeje o conteúdo da panela em um escorredor de macarrão e os lave para tirar a gosma resultante do cozimento
Enquanto fica escorrendo, coloque na panela o vinho, o açúcar e uma xícara de água.
Quando começar a ferver, coloque o sagu e espere cozinhar mais uns 15 minutos, até todas as bolas ficarem transparentes.
Coloque em um recipiente e deixe esfriar.


Polenta

Polenta é um alimento da culinária italiana, mas que tem amplo uso e aceitação em diversos países como Argentina Brasil e Uruguai. Sua base é a farinha de milho, antes da chegada dos imigrantes no Brasil a forma da polenta de milho era denominada angu pode ter a consistência firme ou cremosa, mas naquela época nunca era grelhada ou frita. A polenta tem origem na região norte da itália, era a base alimentar da população (era o prato mais consumido), era feita principalmente de farinha de aveia mas podiam ser utilizadas farinhas de outros cereais como o trigo. Na Itália o milho passou a ser cultivado primeiramente no norte, onde as chuvas são abundantes. A partir daí é que a polenta passou a ser feita de farinha de milho. A polenta de milho tornou-se o prato principal regiões de Veneza e Friuli, já a polenta cremosa surgiu na região de Abruzzi. A polenta sempre foi feita da mesma forma com bastante esforço e paciência, misturando a pasta de milho em caldeirão de cobre aquecido sobre o fogo. A polenta pode ser servida  mole, dura, grelhada ou frita. Pode ser também recheada com camadas de molhos ou outros ingredientes, acrescentados enquanto ela ainda esta mole. A polenta hoje em dia é usada bastante em diversas casas de família brasileira e restaurantes.

Receita de polenta
Ingredientes: 5 xicaras de farinha de milho em flocos
2 cubos de caldo de carne
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 colheres(sopa) de azeite
1 de 1/2 litros de agua
Modo de Preparo:
Em uma panela refogar o alho e a cebola no azeite, colocar os cubos de caldo de carne , a farinha de milho e 1/2 litro de agua. Mexer para dissolver os cubos de carne e os flocos da farinha de milho; acrescentar aos poucos o restante da agua que pode ser aquecida, mexer por aproximadamente 15 minutos, ate que apareça o fundo da panela. Depois so servir com molho e carne moída com queijo ralado por cima, pode tambem servir frita em forma de cubos.


Referências :
www.edupomar.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário