sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A culinária da região sudeste

A culinária da região sudeste é bastante rica. Tanto as culturas de doces como comidas salgadas são bastante variadas e apreciadas no país inteiro. Sendo o sudeste uma das primeiras regiões brasileiras a se tornar populosa, e tendo em seu início, no mínimo, três culturas diferentes (índios, portugueses e negros) a formação cultural e também da culinária pôde contar com diferentes influências e se tornou bem heterogenia. 
Entre essa culinária tão diversificada iremos falar de duas receitas maravilhosas que são a feijoada carioca e o pão de queijo mineiro.

Pão de queijo

De todos os estados que compõem a região sudeste, o de mais tradição na gastronomia é Minas Gerais. A culinária mineira é nacionalmente famosa, tendo várias comidas típica e que caíram no gosto popular. O pão de queijo mineiro, por exemplo, é apreciado em todo o Brasil. Além desse, o tutu de feijão, feijão tropeiro (outro prato de expressividade nacional), galinha ao molho pardo, leitoa à pururuca, frango com quiabo e muitos outros. Além dos pratos, o queijo mineiro é muito apreciado no Brasil, servindo de referência quando  se trata desse de derivado do leite.
Um hábito mineiro que não se sabe quando começou. . . . Acontecia toda vez que amigos se encontravam na cozinha de uma casa mineira da roça para "jogar conversa fora", aquele pão de queijo assado no fogão a lenha e preparado com ingredientes produzidos na própria fazenda, era servido quentinho.
Naquela época não se pensava que aquela iguaria fosse um dia tornar-se um produto comercial apreciado por todo o Brasil e até lá fora.
Hoje, mesmo sendo o pão de queijo tão conhecido e vendido em todos os lugares, se você conhecer algum mineiro e for visitá-lo certamente terá a chance de se deliciar com o pãozinho feito na hora especialmente para você e servido com cafezinho.

Pão de queijo
Ingredientes
500 gramas de polvilho doce
2 xícara de leite morno
3 ovos
1/2 colher de fermento em pó
200 gramas queijo parmesão ralado
Sal
Modo de preparo
Em uma bacia, coloque o leite o polvilho e o fermento e mexa com uma colher.
Adicione os ovos, um a um, misturando. Acrescente o queijo e o sal e misture bem.
Modele as bolinhas
Em uma fôrma untada coloque as bolinhas.
Deixe um espaço entre os pães, pois eles vão crescer e podem grudar.

Levar ao forno por 30 minutos ou até dourar.

Canjica
Origem da Canjica:
Um dos mais famosos pratos juninos derivados do milho é a canjica. Essa era a sobremesa preferida após o jantar ou a ceia na época da chegada da corte portuguesa ao Brasil, no século XIX. Era comum encontrar canjica temperada com canela na mesa da população da cidade do Rio de Janeiro, então capital.
Quanto à origem do nome “canjica”, pesquisadores se dividem em duas hipóteses. Alguns afirmam que sua origem remonta à África, sendo originalmente chamada de kanjika, palavra do quimbundo africano, língua falada pela tribos dos bantos de Angola. Outros pesquisadores afirmam que o nome canjica vem de Kanji, expressão malaiala (língua de Malabar, na Ásia) que significa “arroz com água”.
Canjica
Ingredientes:
1 e ½ lata de leite condensado
½ quilo de milho de canjica branco
250 gramas de amendoim(opcional)
10 gramas de coco ralado
200 ml de leite de coco
1 e ½ litro de leite
canela para polvinhar
baunilha
1 pitadinha de sal


Modo de Preparo:

Colocar o milho para cozinhar na água, fora da panela de pressão,
para não perder o sabor.
Quando o milho estiver cozido, acrescentar os outros ingredientes,
aos poucos: o leite, o coco ralado, o amendoim, o leite condensado
e o leite de coco.
Por último, uma pitadinha de sal. Mexer até engrossar.
Sirva quente ou frio com canela polvilhada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário