A culinária nordestina é uma culinária forte, influenciada pelas condições geográficas e econômicas, e também pelas comidas africanas. São muitos pratos com vegetais, carne bovina e caprina, peixes e frutos do mar.
Alguns pratos típicos da cultura nordestina São: tapioca, acarajé, vatapá, moqueca de peixe, ostra e camarão, buchada de bode, baião de dois, Macaxeira ("aimpim OU mandioca" em outros lugares), mariscos e moluscos, lagosta, fritada de siri, paçoca (de carne), caruru, carne-de-sol, queijo coalho, cuscuz de milho entre outros pratos.
No Projeto iremos citar duas dessas Receitas mostradas a cima que será a tapioca e o acarajé dando informações da sua historia, sua receita, seu modo de preparo e imagens.
Histórias da tapioca e do Brasil se cruzam
A História da tapioca parece ter sido escrita junto do Brasil. Os Povos tupis foram os primeiros á explorar a mandioca e a extrair a goma. Conforme o professor aponta o do SENAC, Sandro Dias a registros do século 16, como os do português Pero de Magalhães Gandavo. "Desta mesma mandioca fazem outra maneira de mantimentos, que se chamão beijus", escreveu.
No Brasil colonial, explica José Arimatéia Bezerra, professor da Universidade Federal do Ceará, uma tapioca era consumida como acompanhamento para peixes e carne de caça. "Substituía o pão de trigo branco e passou um ser consumida com leite, carne ou ovo." No sertão nordestino, a prática é usar manteiga. No litoral canavieiro, leite de coco, açúcar e folhas de bananeira como "embalagem".
O mais difícil é precisar o local de nascimento de da tapioca. Os primeiros escritos se referem ao norte do Brasil hoje nordeste, mas são imprecisos.
Não se sabe a localidade,mas podemos ter certeza de que viajou longe. No Século 19 chegou à Ásia, a países como Tailândia e Vietnã.
Tapioca de leite condensado com coco
Rendimento : 12 Unidades
Tempo de preparo : 2h (+ 4h de descanso)
Dificuldade: Fácil
Ingredientes:
500g de polvilho doce
1 litro de Água
500g de coco fresco ralado
2 Latas de leite condensado
Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque o polvilho e a água e deixe descansar por 4 horas ou até que o polvilho fique no fundo da tigela como um bloco. Escorra a água, se ainda tiver, e seque o excesso com um pano limpo. Passe por uma peneira fina e em uma frigideira antiaderente coloque o polvilho peneirado o suficiente para que cubra o fundo da frigideira, formando uma camada fina. Leve ao fogo médio até começar a soltar nas laterais da frigideira, então abaixe o fogo, coloque 4 colheres (sopa) de coco e regue com leite condensado. Dobre ao meio, apertando com uma espátula para fechar e não vazar o recheio. Retire do fogo e se desejar, sirva regada com mais leite condensado.
Encontramos aqui:
Em nossa região uma tapioca já caiu no gosto populares e é normalmente vendido em carrinhos ou até automóveis, tendo assim mais mobilidade em todo nosso bairro.
Abaixo um rápido vídeo que mostra esse tipo de comercio em nossa região:
Esse é o Ezequiel da Tapioca,ele normalmente se encontrar no Jardim Comercial, Capão Redondo na frente da padaria onde esse mês estará todos os dias ímpares, para saber mais entre em contato com ele pelo seguinte telefone: (11) 98059-9830.
Acarajé
Comida típica da culinária nordestina brasileira, o acarajé é um bolinho feito de feijão fradinho triturado. Temperado com cebola e sal, e frito em Azeite-de-dendê. Pode ser servido com recheio de vatapá, camarão seco e pimenta (Quando estar com pimenta, diz-se que o acarajé é "Quente").
O nome "acarajé" resulta da junção de duas palavras da língua falada pelos iorubas (da África Ocidental): Akara (que quer dizer "Bola de Fogo") e je (comer).
Atualmente é muitas apreciado em cidades do Brasil, mas é em Salvador, no estado da Bahia, que o seu consumo e mais difundido. O acarajé é tradicionalmente vendido por baianas em tabuleiros montados na rua , mas também pode ser degustado em bares ou restaurantes .
História
O acarajé é um quitute que chegou ao Brasil por Intermédio dos escravos africanos e faz parte da culinária oferecida aos orixás nos rituais de candomblé.
Antigamente os bolinhos eram deixados como oferendas apenas um Iansã, um dos Orixás. Segundo uma lenda, Iansã (deusa dos ventos e das tempestades) bebeu em segredo uma poção preparada especialmente para seu marido Xangô (deus dos Raios e Trovões e do Fogo) e passou a dividir com ele o poder de lançar fogo pela boca.
Ritual
Diz hum dos Trechos dos Pontos (cantos rituais) cantados a Xangô NAS cerimónias de candomblé: "Quem rola pedra na pedreira E Xangô / Xangô fazer acarajé, fazer acarajé, Xangô fazer acarajé, fazer acarajé".
Receita de Acarajé completo
Ingredientes
- 500g de feijão fradinho
- 5 colheres (sopa) de Cebola ralada
- Sal a Gosto
- 3 xícaras (chá) de azeite de dendê
- 200g de camarão seco dessalgado parágrafo decorar
Vinagrete
- 3 Tomates picados
- 1 Cebola picada
- 1 colher (sopa) de coentro picado
- Sal, pimenta do reino e Azeite a Gosto
Vatapá (Recheio)
- 2 Pães franceses frescos ou amanhecidos
- 3 Vidros de leite de coco (600ml)
- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1/2 xícara (chá) de amendoim torrado e sem casca
- 1/2 xícara (chá) de castanha de caju torrada
- 1 colher (sopa) de gengibre em lascas
- 1 Cebola picada
- 2 DENTES de alho
- 500g de camarão seco dessalgado
- Sal pimenta do reino e coentro moído a gosto
- 1 pimenta dedo de moça com sementes
- 1 colher (sopa) de molho de pimenta vermelha
- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1/2 xícara (chá) de azeite de dendê
Modo de preparo
- Deixe o feijão de molho na véspera.
- Descasque o feijão e bata no processador até virar uma massa.
- Acrescente a cebola, sal e bata.
- Transfira para uma tigela grande e bata com uma colher até dobrar de volume.
- Frite no azeite de dendê bem quente, como colheradas.
- Escorra em papel toalha e reserve.
- Misture os ingredientes em uma tigela e reserve.
- Para o vatapá, coloque o pão de molho na metade do leite de coco e deixe descansar por 2 Horas.
- No liquidificador, bata os pães com o restante dos ingredientes, menos a farinha e o azeite de dendê, até triturar.
- Leve ao fogo e adicione, aos poucos, o restante do leite de coco, a farinha e o azeite de dendê.
- Tempere com sal e cozinhe por 20 minutos ou até firmar.
- Corte acarajés reservados ao meio e recheie com o vatapá, o vinagrete e decore com o camarão e como desejar.
- Sirva em seguida .
Dica
- Se não encontrar o camarão seco, utilize camarão fresco médio.
Encontramos aqui :
Assim como a tapioca o acarajé encontrado em nosso bairro ,uma boa maneira de descobrir os sabores nordestinos que aqui estão, esse tipo de mercadoria normalmente é vendido na frente do Metro Capão Redondo, no período da tarde e da noite.
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário