sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Dança Nordestina

As danças folclóricas  do nordeste são caracterizadas por um conjunto de danças sociais, peculiares de cada estado brasileiro, oriundas de antigos rituais mágicos e religiosos. Por isso, as danças folclóricas possuem diversas funções como, por exemplo: comemoração de datas religiosas, homenagens, agradecimentos, saudações às forças espirituais, dentre outras.

No Brasil, o folclore brasileiro possui muitas danças que representam as tradições e as culturas de determinada região. Assim, as danças folclóricas surgiram da fusão das culturas européia, indígena e africana, no qual são celebradas em festas populares caracterizadas pelas músicas, figurinos e cenários representativos.
No nordeste temos varias danças como : o coco, o xaxado,o samba de roda ,o baião,o xote, forró, axé,o frevo entre outras. No projeto iremos aprofundar sobre o axé.

Axé

Axé, na língua iorubá, significa poder, energia ou força presente em cada ser ou em cada coisa. Nas religiões afro-brasileiras, o termo representa a energia sagrada dos orixás. O axé pode ser representado por um objeto ou um ser que será carregado com a energia dos espíritos homenageados em um ritual religioso.
Dentro e fora do contexto religioso, axé é uma saudação utilizada para desejar votos de felicidade e boas energias.

Axé é a mistura dos folclores nordestinos
Axé é um gênero musical que surgiu na Bahia na década de 1980 durante as folias do carnaval de Salvador. É uma mistura de ritmos musicais como o frevo pernambucano, maracatu, reggae e forró. O axé conquistou o Brasil e consagrou grandes nomes no panorama musical brasileiro e internacional, como por exemplo, as cantoras baianas Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Margareth Menezes. Outros nomes representativos do axé e que contribuíram para o seu desenvolvimento foram às bandas Chiclete com Banana, Asa de Águia, Araketo e também Netinho e Claudia Leitte.


Música Nordestina
É impossível pensar na cultura do Brasil sem considerar os ritmos, os temas e a inventividade da música do Nordeste – um misto de influências em que convivem tradição e renovação.
Em todo o Brasil, a região Nordeste é a que mais zelosamente preserva suas tradições musicais – um patrimônio riquíssimo em que se mesclam influências indígenas, africanas e ibéricas e que se manifesta em centenas de ritmos cantados e dançados em todos os estados.
Assim, se são nitidamente africanos os atabaques do candomblé e as rodas de capoeira que se multiplicam na Bahia, os repentes sertanejos, com seus versos improvisados, são herança da Península Ibérica e trazem reminiscências árabes; da mesma forma, têm origem indígena os caboclinhos – coreografia apresentada no Carnaval pernambucano por dançarinos vestidos de índios -, enquanto o zambê do Rio Grande do Norte, roda em que os participantes convidam uns aos outros a dançar chamando-os por meio de umbigadas, veio de Angola.


 Referências  :
http://www.significados.com.br/axe/
http://www.bahia.ws/musica-e-ritmos-do-nordeste/
http://www.surforeggae.com.br/forro_historia.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário